domingo, 9 de outubro de 2011

Condutividade Elétrica

1. Objetivo Geral
Demonstrar como ocorre a condução de eletricidade por meio de diferentes soluções.

2. Fundamentação Teórica
A primeira pilha elétrica surgiu em 1800, criada pelo cientista italiano Volta. Após sua descoberta, iniciou-se um período de experiência e dentre elas havia uma que consistia em mergulhar as pontas de dois fios condutores ligados a uma pilha em diferentes soluções, intercalando no circuito uma lâmpada de prova. Observaram que algumas soluções conduziam corrente elétrica, como a solução aquosa de sal de cozinha, e outra não. Várias teorias tentaram explicar tal fato, mas somente a de Arrhenius foi aceita. Ela surgiu das experiências do físico-químico sueco Svant August Arrhenius 1859-1927), realizadas com a passagem da corrente elétrica através de soluções aquosas, formulou-se a hipótese de que essas continham os íons, partículas carregadas. Diante disso, Arrhenius instituiu a teoria as dissociação iônica.
Teoria de Arrhenius
   A teoria diz que uma substância dissolvida em água se divide em partículas cada vez menores, mas, em alguns casos a divisão nas moléculas se interrompe e então a solução não consegue conduzir corrente elétrica.
   As experiências de Arrhenius formularam os fenômenos da dissociação iônica e ionização:
   Segundo Arrhenius, os íons positivos, os cátions, os íons negativos e os ânions são oriundos de determinadas substâncias dissolvidas em água. Sendo assim, duas soluções aquosas: uma de sal de cozinha (NaCl) e outra de soda cáustica (NaOH) foram utilizadas para experimentar a condutividade elétrica. O fenômeno da dissociação iônica foi comprovado por Arrhenius, quando verificou em ambos os casos a passagem de corrente elétrica associando-a a existência de íons livres nas soluções.
3. Material e Método
Material:
·         Béquer
·         Lâmpada
·         Fios metálicos
·         Solução de sal de cozinha (NaCl)
·         Solução de açúcar (sacarose)
·         Solução de ácido clorídrico (HCl)
·         Água potável (torneira)

Procedimento:
1.    Colocar em um béquer  100 mL de água e adicionar cloreto de sódio (NaCl).
2.    Ligar na tomada elétrica a lâmpada, tomando cuidado para que os fios metálicos não encostem um com o outro e o mesmo não tocar com as mãos as pontas do fio.
3.    Mergulhar as pontas do fio metálico na solução, e observar.
4.    Repetir os procedimentos 1,2 e 3, substituindo o sal de cozinha por açúcar.
5.    Repetir os procedimentos 1,2 e 3, substituindo os reagentes por solução de ácido clorídrico (HCl).
6.    Repetir os procedimentos 1,2 e 3, substituindo os reagentes por solução de água potável (torneira).
7.    Observar e anotar.

4. Resultado e Discussão
A.   Solução de cloreto de sódio.
Observou-se que na solução de água com cloreto de sódio a lâmpada acendeu indicando que a solução conduz eletricidade. O sal de cozinha representado pela substância cloreto de sódio (NaCl) é um composto iônico constituído pelos íons (Na+) e (Cl-).Ao adicionar o cloreto de sódio em água ocorreu a dissociação dos íons, indicando que a solução conduz eletricidade.
Solução de cloreto de sódio

Tabela 1. Condutividade elétrica em solução de cloreto de sódio
Béquer
Solução
Condutividade elétrica

1

Cloreto de sódio
(x )Sim
(   )Não



B.   Solução de sacarose:
Observou- se que na solução aquosa de água com sacarose  a lâmpada não acendeu indicando que a solução não possui eletricidade. O açúcar representado pela substância sacarose (C12H22O11) é um composto molecular não formado por íons.
Quando o açúcar foi adicionado na água ocorreu somente a dissociação da molécula de sacarose.
Solução de sacarose

Tabela 2. Condutividade elétrica em solução de sacarose.
Béquer
Solução
Condutividade elétrica

2

Sacarose
(    )Sim
( x )Não


C.   Solução de ácido clorídrico:
Observou-se que na solução de ácido clorídrico com água  a lâmpada acendeu indicando que a solução possui eletricidade. O ácido clorídrico (HCl) é um composto molecular e quando adicionado em água houve uma quebra na ligação molecular gerando os íons H+ e Cl-.
Solução de ácido clorídrico

Tabela 3. Condutividade elétrica em solução de ácido clorídrico.
Béquer
Solução
Condutividade elétrica

3

Ácido clorídrico
( x )Sim
(    )Não


D.   Solução de água potável (torneira):
Observou-se que na solução de água não houve condutividade elétrica, devido à lâmpada permanecer apagada, isso porque a quantidade de íons na solução de água não foi suficiente para acender a lâmpada.
Solução de água (torneira)

Tabela 4. Condutividade elétrica em solução de água potável (torneira)
Béquer
Solução
Condutividade elétrica

4

Água potável (torneira)
(    )Sim
( x )Não


 5. Conclusão
Diante das atividades experimentais, conclui-se que a condutividade varia com a solução usada, indicando se a mesma possui condutividade elétrica ou não e também informando se ela possui uma quantidade de íons capazes de fazer a lâmpada acender.

6. Referência
CARLOS,C,; SARDELLA, Química Geral: estrutura atômica. 2. Ed São Paulo: Ed. Ática, 1977. P. 64-73.
PEDERSOLI, J.L.; GOMES, W.C.; FILHO, M.A.A.; ALVARENGA, J.P. Ciências integradas: Ligação química. 1. Ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2008. p.33-34

9 comentários:

  1. d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++===============

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  2. Amei, mas como eu faço esse circuito ai com os fios e lâmpada?

    ps.: aguardo ansiosamente resposta...

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    Respostas
    1. Deve identificar na tomada a polaridade neutra e ligar a mesma direto na lâmpada. Em seguida, após identificar o cabo fase na tomada, ligar esse cabo fase na tomada e levando a segunda ponta até o recipiente com o substancia. Ligue um cabo no segundo termina da lampada (sendo o retorno) e a outra ponta também deve colocar no copo com a substancia...ATENÇÃO - COLOQUE O RECIPIENTE EM UM LOCAL SECO E NO ATO DA EXPERIENCIA, NÃO ENCOSTE NO RECIPIENTE DE FORMA ALGUMA NO MESMO, POIS CORRE RISCO DE LEVAR CHOQUE.

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  3. Muito legal, mas eu queria uma explicação mas profunda,
    mas e muito interesante

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  4. Muito legal, mas eu queria uma explicação mas profunda,
    mas e muito interesante

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  5. Na minha escola fizemos a experiência com água e açucar e a lâmpada acendeu não entendo, porque ai não acendeu?

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  6. A sacarose sofre o processo de ionização que é a formação de íons em pequenas quantidades que não são suficientes para ter uma corrente mas no seu caso deve ter tido muita quantidade de açúcar que foi capaz de ter uma corrente

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  7. Experiimente fazer sem o açucar mas com agua da mesma fonte, verá que tb acende. Éo tipo de minerais que tem em sua agua.

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